Benchmarking
- Wagner Oliveira
- 20 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de dez. de 2022
"Fazer benchmarking é comparar para crescer." Priscila Souza

Sua empresa faz benchmarking? Você conhece as vantagens desta ferramenta para a sua organização?
Este termo é amplamente difundido, mas existem muitas interpretações equivocadas sobre esta prática.
Benchmarking se refere a um processo que visa identificar as melhores práticas em determinada área ou empresa, com o objetivo de aperfeiçoá-las e conseguir, por meio de mudanças implementadas, um desempenho melhor.
É um processo de comparação e um importante instrumento de gestã opara as empresas. Ao contrátio do que muitos pensam, benchmarking não é copiar o concorrente nem mais uma moda que inventaram nas empresas. Afinal, essa prática remonta à década de 1970!
Benchmarking é um processo bem estruturado com o qual se obtém informações valiosas que podem contribuir para a melhoria dos processos de uma organização. Portanto, além do grande aprendizado, abre-se um leque de oportunidades de melhoria para as empresas.
3 tipos de benchmarking
Costuma-se dividir o benchmarking em três tipos:
Interno. A comparação se dá entre departamentos da mesma empresa ou com empresas de um mesmo grupo. Neste caso, as práticas de uma empresa não são comparadas com as de seu concorrente.
Competitivo. Aqui sim a comparação de produtos, serviços e práticas de trabalho se dá entre empresas concorrentes. Pode até parecer estranho, mas esta prática é comum hoje em dia. É claro que algumas regras são pré-estabelecidas, dependendo das estratégias que serão observadas.
Genérico. É também conhecido como multissetorial. Aqui a comparação se dá entre empresas de ramos distintos. O foco é estudar páticas que funcionem em um determinado departamento, por exemplo, e que podem ser adotadas pela outra empresa.
Em linhas gerais, o benchmarking é uma excelente ferramenta para gestores e administradores e deve ser conduzido de maneira bastante profissional, com um processo bem estruturado e etapas cuidadosamente definidas.
Como bem destacado por Priscila Souza, coordenadora de instrumentos de gestão do Institudo Euvaldo Lodi, de Santa Catarina, "fazer benchmarking é comparar para crescer."
Comments