top of page

Feedback vs Feedforward

  • Foto do escritor: Wagner Oliveira
    Wagner Oliveira
  • 20 de nov. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 13 de dez. de 2022

Para apontar caminhos de desenvolvimento para uma pessoa, ainda não descobri nada mais rápido, barato e eficaz do que um bom feedback. JOÃO CARLOS ROCHA.



Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar. Esta capacidade de dar ou receber críticas, opiniões ou sugestões sempre está ligada a um fato passado (por isso back, que se refere a trazer de volta algo que já aconteceu, algo do passado). Alguns profissionais afirmam, equivocadamente, que basta uma crítica ou um elogio para dizer que se trata de um feedback.


Já o feedforward, termo ainda pouco conhecido no Brasil, se refere a uma ferramenta que, em muitos casos, complementa o feedback. Enquanto no feedback o foco está no passado, o feedforward foca o futuro. Ou seja, o feedforward olha para frente com vistas a promover o desenvolvimento de competências necessárias ao indivíduo.

Algumas empresas adotaram o feedforward como ferramenta de desenvolvimento, focando em objetivos de carreira de seus profissionais. O colaborador é levado a pensar nas metas e oportunidades futuras e no que é preciso fazer para chegar lá. Veja que este conceito está muito ligado ao coaching.



Atenção!

Cabe destacar que o processo de feedback precisa ser bem conduzido, caso contrário, poderá ser encarado como um “puxão de orelha” ou como ferramenta para críticas pessoais sem fundamento.

Como no feedforward o foco está no futuro, este risco de falhas ou sentimentos pessoais é reduzido.


Costuma-se afirmar que existem vários tipos de feedback, como o feedback positivo, o negativo, o insignificante (que não agrega nada, vago) e o ofensivo, quando a imagem e reputação de quem o recebe é atacada.


Veja algumas dicas para ser mais assertivo nos feedbacks:


1. Faça em particular


Elogio é em público, mas feedback deve ser dado em particular.


2. Cuidado com as suas percepções


Nem sempre o que parece, é de verdade. Pense antes de agir e analise profissionalmente a situação.


3. Tenha um método


O mais conhecido é o método “sanduíche” ou PNP (Positivo, Negativo, Positivo). Ou seja, primeiro busque algo positivo (talvez um elogio), depois aponte os erros ou os acertos e termine de forma positiva, incentivando a mudança de atitude.


Lembre-se: o feedback e o feedforward são excelentes ferramentas para você desenvolver seu colaborador!


 
 
 

Comments


bottom of page